Caros aventureiros e aventureiras do Mundo dos Doze, hoje vou usar minha pena de Tofu Preto para contar um pouco sobre a próxima atualização que está chegando ao Retrô: a 1.42.
Como vocês sabem, essa atualização técnica é muito importante para a longevidade do projeto e, através deste devblog, vou tentar responder às suas dúvidas sobre a fusão. Vou começar abordando os detalhes da fusão e, depois, passo para os 3 sistemas que precisarão ser modificados para torná-la possível.
Então sentem-se, peguem uma xícara de café ou chá, coloquem os óculos e vamos lá!

Fusão: em que pé ela está?
Anunciada durante a Krosmonote 2022 e prevista para este fim de ano, nós começamos a trabalhar em um novo tipo de fusão após o Temporis Retrô 2, logo este é um projeto que está há um bom tempo no forno. Caso não se lembrem, as fusões atuais nos obrigam a desativar a compra de propriedades (cercados e casas), pois é impossível para nós as redistribuirmos após serem adquiridas. Consequentemente, não era possível realizar uma segunda fusão de um servidor. Esse aspecto é especialmente incômodo para nossos servidores mais antigos, Eratz e Henual, que, por não possuírem essa restrição de compra ativada, os torna simplesmente incompatíveis, apesar de sua população. Agora que todos estão na mesma página, chegou a hora de falar sobre o que realmente importa para vocês: o futuro!O primeiro passo foi definir um nome para a fusão. Ele é importante, pois junta toda uma comunidade sob uma mesma bandeira e, podem acreditar, a equipe foi muito criativa nesse aspecto. Os dois novos servidores são conhecidos há muito tempo como Henuatz e Crailgarion Bom, isso obviamente não seria possível. Não poderíamos escolher um nome de um servidor que já existiu em razão das histórias ligadas a ele. Dois nomes se destacaram em nossas pesquisas, pois a relação entre esses personagens nos parece ter tudo a ver com os servidores Legacy e Retrô:
- Fallanster será o novo servidor criado pela fusão de Eratz e Henual. Irmão do rei Allister e fundador da guilda Feca de Astrub, Fallanster representa a coragem e a justiça. Sua idade e seu parentesco fazem dele o personagem mais importante da cidade.
- Allisteria será o novo servidor criado pela fusão de Crail e Galgarion. Allisteria é a filha de Fallanster, pastora do rebanho de Gobballs da família e também uma excelente cozinheira. Sua herança faz dela predestinada a um grande futuro, além de ter sido treinada por seu pai desde muito cedo.
Falar em nova fusão significa um novo conjunto de regras para as propriedades: estudamos várias ideias para avaliarmos o que seria possível realizar e o que seria mais benéfico para vocês, assim como para a vida do servidor. Existe toda uma bagagem história a se levar em conta e temos consciência de que esta não é uma decisão simples de se tomar. Sim, pois mesmo que essa seja uma primeira fusão, quem sabe outros servidores não surjam em alguns meses ou anos? A solução que encontramos permitirá a fusão de novos servidores com Fallanster ou Allisteria, se for necessário.
As primeiras ideias tinham como objetivo manter o aspecto único das propriedades: somente um proprietário, como o jogo foi pensado. Mas é inconcebível recolocar à venda as aquisições dos jogadores a cada fusão. Com isso em mente, ficou evidente que o sistema de instâncias seria a melhor solução. Semelhante ao existente em Dofus 2, ele também traz suas particularidades que vou detalhar de acordo com cada mecânica.
Queremos ressaltar que gostaríamos de consultar vocês através do site para melhorar a rotatividade dos imóveis (e também para tornar as revendas mais fluidas). Mas essa não é uma questão simples e preferimos discuti-la em um outra ocasião!
Antes de detalhar o funcionamento das instâncias, lembrem-se de que os personagens terão uma tag indicando o seu servidor de origem, seguida do seu apelido, para que não haja conflito de apelidos nos servidores fusionados. Isso também vale para as guildas.
As casas
Vamos ao que importa: não, os proprietários não perderão seus bens durante a fusão. Agora que já tiramos isso do caminho, vamos aos detalhes. Quando uma fusão é efetuada e duas pessoas possuem a mesma casa, uma instância é criada. Ao clicar sobre a porta de entrada, o nome dos dois proprietários é exibido, permitindo escolher em qual casa você deseja entrar. Essa instância funciona exatamente como uma casa normal, sendo possível vendê-la, trancá-la, compartilhá-la com a guilda…Só existe uma regra a ser lembrada: quando uma instância de uma casa é recolocada à venda por inatividade, ela não poderá mais ser comprada e será automaticamente excluída. Essa restrição existe porque desejamos preservar a raridade dos bens em vez de criar X instâncias de cada casa, ao longo do tempo. Na prática, quando uma casa se torna abandonada e existem outras instâncias dela, ela não é recolocada à venda, desaparecendo para sempre. Se restar somente uma instância, ela é recolocada à venda durante a primeira manutenção do mês, como de costume. Ainda assim, não descartamos a possibilidade de melhorarmos esse sistema para que as casas sejam recolocadas automaticamente à venda.
Falando da venda, os itens nos baús agora serão transferidos para o banco do antigo proprietário assim que a transação for efetuada.
Modificações ergonômicas necessárias para acomodar as instâncias:
- A dica de ferramenta agora é exibida sistematicamente ao passar o cursor sobre uma porta, mesmo se a casa não for compartilhada pela guilda;
- O nome da casa agora é exibido no topo;
- O nome do proprietário, da guilda e (uma pequena novidade) o valor de venda de uma casa, agora são exibidos na mesma linha;
- Quando existirem várias instâncias de uma casa, uma lista de proprietários será exibida na dica de ferramenta e, se necessário, o brasão de guilda no final da linha;
- Correções de bugs relacionados às casas estão previstos para o changelog.

Os cercados
As ideia que tivemos para as casas também vale para os cercados: os proprietários de cercados não os perderão durante a fusão. A mesma lógica aplicada às casas será aplicada a eles. Quando uma fusão é efetuada e duas pessoas possuem o mesmo cercado, uma instância é criada.Tudo certo com a criação da instância, mas qual cercado e quais montarias serão exibidos no mapa?
Vamos aplicar uma lógica bem simples:
- Se o jogador fizer parte de uma guilda que possui uma instância de um cercado no mapa, então o jogador verá esse cercado. Com isso, ele verá os itens de criação e as montarias armazenadas no cercado;
- Se o jogador fizer parte de uma guilda que não possui uma instância de um cercado, ou se o jogador não fizer parte de uma guilda, o cercado exibido será escolhido aleatoriamente, cada vez que o jogador entrar no mapa em questão;
- As instâncias de um cercado possuem a mesma funcionalidade que um cercado convencional.
Se sobrar somente uma instância de cercado no mapa, ele retoma seu funcionamento habitual e passa a ser sempre exibido para os jogadores.

Mercados
Esse aspecto do jogo precisou passar por duas grandes modificações: a fusão dos Mercados de um servidor com os do outro, naturalmente, mas também a mutualização de todos os mercados do jogo (Bonta, Brakmar e Astrub), pela qual vou começar.Aviso desde já que essa mutualização de mercado exigiu uma mudança no formato das ofertas, portanto será impossível manter as antigas ofertas. Na prática, isso significa que todos os itens à venda voltarão para os bancos dos proprietários, em todos os servidores, durante a implementação da atualização. Sabemos que não é uma notícia agradável, mas é um mal necessário que, no mínimo, trará um pouco de limpeza para recomeçarmos bem!
Quais são as reais novidades?
Os mercados de Bonta, Brakmar e Astrub agora compartilham as mesmas ofertas. Ou seja, é possível comprar os mesmos itens em qualquer um deles. Esperamos que essa modificação traga uma mudança de hábitos suficiente para repopular Astrub e, principalmente, Brakmar, deixando os jogadores mais bem distribuídos.
Os Mercados das grandes cidades possuíam espaços e taxas diferentes de acordo com os alinhamentos. Astrub também possuía suas próprias restrições de zona não assinante, tornando-a desinteressante quando passado o início dos servidores. Simplificamos esses valores para que, de agora em diante, todos os Mercados funcionem da mesma maneira:
- A taxa para colocar um item à venda agora é fixada em 2%;
- Os itens continuam 2 semanas à venda antes de voltar para o banco. Os espaços de venda aumentam de acordo com o nível do seu personagem (mín. de 10 espaços, máx. de 50):
- Você começa sua aventura com 10 espaços,
- + 1 espaço a cada 10 níveis até o nível 100, depois…
- + 1 espaço a cada 5 níveis, e…
- + 10 espaços no nível 200.
E essas foram as novidades. Agora, vamos falar da fusão dos Mercados interservidores: o trabalho técnico já foi feito e estamos prontos para utilizá-lo.
Se tudo estiver certo, não ocorrerá nenhum problema, pois desta vez as ofertas foram retiradas. Mas ainda não estamos convencidos da pertinência da fusão das ofertas de um servidor às do outro. Por quê? A economia de um servidor para o outro pode ser tão diferente que um jogador poderia acabar vendendo um item por um valor irrisório no novo servidor, logo após uma fusão. Portanto, é provável que as ofertas de um servidor que fará fusão com o Fallanster ou Allisteria sejam retiradas para evitar qualquer problema.
Não deixe de nos dar sua opinião sobre esse assunto nos comentários do devblog.
Também aproveitamos essa reformulação para melhorar a ergonomia da interface de compra/venda no Mercado, confira:
- O modo de venda agora exibe os preços atuais no Mercado para facilitar determinar um bom valor ao colocar algo à venda;
- Um ícone indicando se a oferta pertence a você agora é exibido ao lado do preço;
- A opção "Filtrar este mercado" também exclui os itens vinculados à conta;
- Os itens disponíveis no Mercado agora são organizados por nível, em vez de ordem alfabética;
- E muito mais…

Servidor Beta
Com o objetivo de testarmos a nova fusão e as novas funcionalidades importantes, uma versão Beta será necessária para implementarmos a atualização nas melhores condições possíveis. Ela começará hoje, 13/01/2023. Claro que estaremos atentos a qualquer problema técnico resultante da fusão, mas a ajuda da comunidade será muito valiosa durante esse período e contamos com vocês para nos avisar sobre qualquer perda.Vocês terão acesso aos dois servidores resultantes das fusões.
Para concluir
Essa atualização é a oportunidade dos sonhos para mergulhar de cabeça mais uma vez no Mundo dos Doze, encontrar novos rostos e fazer suas ofertas darem frutos com o novo mercado reformulado! Ainda falta falarmos de alguns tópicos aguardados pela comunidade, como correções de problemas que travam o combate e ajustes nos cercados públicos. Planejamos abordar esses pontos nas próximas semanas. A fusão é um projeto considerável e importante, no qual precisamos concentrar todos os nossos esforços e, é importante colocar em contexto o quão abrangente é essa tarefa. Enquanto aguardamos o dia D, convido você a acessar o servidor Beta, se assegurar de que tudo está em ordem e reportar qualquer problema relacionado através do nosso fórum.Estamos ansiosos para nos reencontrarmos em 2024, que será, no mínimo, tão rico quanto este. A gente se fala em breve! Toda nossa equipe deseja a vocês excelentes festas de fim de ano!
Equipe DOFUS Retrô