
O Conflito Eterno
No berço do bem e do mal
Reavivado por fanáticos, o conflito entre Bonta e Brakmar recrudesce. A desordem ameaça devorar tudo. Os Huppermagos exortam os aventureiros a enfrentar seus piores pesadelos para combater a Dissonância... Quanto ao senhor dos sonhos, ele termina levantando alguns mistérios. Qual é o papel do guardião dos Dofus Primordiais? Qual é o lugar dele entre os Poderes imortais? Enquanto a história do Eliocalipse se encerra, outra viagem pode começar... Ela leva aos confins do sonho e às origens do Krosmoz.
Uma série de missões inéditas, que dá continuidade ao epílogo de Pandala e às missões de Pandamonium, concluirá o capítulo III do Eliocalipse e desvendará o mistério por trás dessa nova zona. Também haverá missões secundárias para ilustrar o conflito entre Bonta e Brakmar. Por fim, você verá novas consequências da reunificação dos Dofus.
Uma nova zona: o Pesadelo dos Devastadores
Esta nova zona de nível 200 é uma representação caótica de Bonta e Brakmar, com edificações das duas cidades que se combinam de forma inusitada e perturbadora. Ao explorar esse pesadelo sem cor, você verá a influência dos Cavaleiros do Eliocalipse, com terras queimadas, gente faminta, combates violentos e uma loucura mortífera. Quanto ao calabouço, ele revisita os principais acontecimentos da primeira Aurora Púrpura, cristalizando o conflito entre Bonta e Brakmar.
Para chegar lá, não dá para ir de Dragoperu nem de barco. Não, você terá que utilizar outros meios... que cabe a você descobrir.




A família dos Devastadores
Uma nova família entra em cena. Conheça os Devastadores, demônios que reencarnaram e invadiram o Pesadelo. Eles assolam a zona, fazendo os mortais lutarem entre si. Monstros temíveis, entregam-se completamente a seus impulsos vis e protegem o Pesadelo das ofensivas inimigas.

O equipamento do Conflito Eterno
Ao todo, nada menos que 13 equipamentos novos vão dar as caras nessa nova zona:
- o Conjunto dos Devastadores: conjunto de nível 200 com 3 peças voltado para sorte/agilidade/danos de empurrão/golpe crítico/fuga/alcance/esquiva PM
- as Relíquias da Aurora Púrpura: conjunto de nível 200 com 6 peças. Esse conjunto é composto de:
- 3 peças ligadas a Bonta, voltadas para sorte/agilidade/bloqueio/esquiva PM/resistência crítica/PA
- 3 peças ligadas a Brakmar, voltadas para força/inteligência/fuga/esquiva PA/resistência de empurrão/PM
- Esse conjunto foi concebido de forma que as penalidades do equipamento de Bonta fossem compensadas pelos bônus dos de Brakmar e vice-versa.
- 3 armas sem conjunto
- o Dofus de Pesadelo de nível 180, voltado para suporte





Bonta, a majestosa, e Brakmar, a terrível
Reformulação das cidades
Revisamos as duas cidades de cima a baixo:
- Visualmente, elas não têm mais nada a ver uma com a outra. Não há sequer uma célula idêntica. Brakmar passou por uma transformação para reforçar sua imagem de cidade artificial construída em cima de rochas magmáticas. Também está mais fácil de navegar nela. Quanto a Bonta, adotamos uma direção artística mais parecida com a do filme "Dofus Livro 1: Julith". A cidade cercada de água ostenta um estilo bem mais moderno e rico. As duas se traduzirão em dois mapas novos para o Koliseu.
- O tamanho das cidades também foi reduzido mais ou menos à metade para concentrar ao máximo todos os pontos de interesse (de cerca de 140 mapas por cidade para 70). Em decorrência disso, os zaapis foram retirados. Implementamos um sistema de transporte por canos, mas apenas em Brakmar.
- Os moradores também tiveram direito a uma atualização. Todos os NPCs de Bonta e Brakmar ganharam uma recauchutada para se integrar perfeitamente à nova aparência das cidades.
- Por fim, a estrutura das cidades também se metamorfoseou. Bonta agora se articula em 3 zonas de alturas diferentes: o "Promontório do Céu", o "Coração Imaculado" e o "Subúrbio dos Artesãos". A zona portuária dos "Portos de Marfim" completa a cidade. Já na cidade do mal, a estrutura circular com a ilhota central foi mantida, mas a navegação foi revista com a inclusão de teleféricos. Brakmar agora se divide em 4 zonas: a "Bigorna", a "Couraça", a "Panela" e a "Âncora". Também aproveitamos essa reformulação para acrescentar ateliês de fabricantes e lenhadores nas duas cidades (e lixeiras em Brakmar — reparação histórica para uma injustiça terrível).
E então, essa repaginada vai fazer seu coração balançar para algum lado?






















O esgoto e a família de ratos
Assim como as cidades, os esgotos de Bonta e Brakmar foram completamente revistos e divididos mais ou menos por 3. Agora eles têm uma identidade visual bem mais acentuada e mais próxima das especificidades de cada cidade.




Impossível falar em reformulação dos esgotos sem mencionar os calabouços emblemáticos do Rato Branco e do Rato Negro. Eles também estão de visual completamente refeito.




Com isso, a família dos ratos foi remodelada. Atualmente, há uma só família presente tanto no esgoto de Bonta quanto no de Brakmar, mas também nos Túneis Subterrâneos do Castelo de Amakna. Com a reformulação, três famílias diferentes se formaram:
- a família atual de nível 50, que agora se chama "Ratos Amaknianos". Ela saiu dos esgotos das cidades e agora está só nos Túneis Subterrâneos do Castelo de Amakna. Os monstros exclusivos dos calabouços do Rato Branco e do Rato Negro foram retirados dessa família. O Rato Lustroso saiu do jogo, e, a partir de agora, o Rato Hioativo estará presente nos Túneis Subterrâneos do Castelo de Amakna.
- duas novas famílias de nível 110 foram criadas: os "Ratos Bontarianos" e os "Ratos Brakmarianos". Elas estarão presentes em seus respectivos esgotos e calabouços. No mesmo esquema dos calabouços clássicos, um dos monstros da família será exclusivo do calabouço.


Os recursos dessas famílias foram atualizados (para converter os seus recursos obsoletos, basta clicar duas vezes neles).
Por fim, os equipamentos de rato e seus bônus de conjunto foram modificados e as receitas, adaptadas (Botas, Capa, Cinto, Amuleto, Máscara, Arma, Anel). Também criamos dois equipamentos novos: 1 anel da família de ratos de Bonta e 1 da de Brakmar.





Papabol
O esporte emblemático de Dofus voltou ao jogo: o PAPABOL. Quem viu a série Wakfu não pôde deixar de notar a paixão que essas duas cidades têm pelo esporte. Um estádio onde tudo é permitido, uma torcida fanática e uma papabola são os únicos ingredientes necessários para se ter um jogão.
Em Dofus, as regras são simples: venha em uma equipe de 3, 4 ou 5 jogadores com a sua papabola e entre no estádio de Papabol de Bonta ou de Brakmar. As funções serão distribuídas aleatoriamente (capitão, atacante e defensor) e a partida já poderá começar. O objetivo do jogo? Que o capitão ou um dos atacantes leve a papabola até o gol adversário. Para isso, use os feitiços exclusivos do Papabol que você terá à disposição. De acordo com a sua função no time, você terá de 4 a 6 feitiços: "Carregar a Papabola", "Jogar a Papabola", "Bloqueio", "Lentidão", "Amplificação" e "Aproximação".
Você deve estar pensando: "Não estão faltando 2 pontos essenciais no Papabol, não?". E você tem razão. De um lado, há um sétimo feitiço reservado para o capitão... a Trapaça. Use a sua trapaça para obter aleatoriamente bônus ou penalidades para gastar na partida. O público também terá seu papel. Ele concede um bônus ou uma penalidade de acordo com a trapaça que você utilizou na partida.
Quem será que leva, o queridinho da torcida ou o time mais sujo? Só entrando em campo para descobrir!


Detalhes sobre os feitiços do Papabol:
- Feitiços comuns a todos os jogadores
- Defensor
- Atacante
- Capitão
- Feitiços de trapaça (somente do capitão)
Casas e cercados
Toda a geografia das duas cidades virou de pernas para o ar. Os cercados e casas já não estão mais no mesmo lugar de antes. Calma, não precisa entrar em pânico: você não perderá os seus. Mesmo assim, pedimos que os criadores fiquem atentos, pois o formato dos cercados vai mudar. Com isso, os itens de criação que estavam neles irão para o novo cercado, mas serão deixados em qualquer lugar.
Para remediar a falta de espaço ocasionada pelo encolhimento das cidades, uma nova construção entra em cena: a torre dos cercados. Composta de uma dezena de andares e de um elevador, ela reúne todos os cercados que havia nas cidades.


Prepare as suas melhores aparências
Para quem gosta de passar um tempão procurando e escolhendo sua aparência mais bonita, criamos um novo mercado para elas. Cada cidade terá o seu. Neles os jogadores encontrarão itens de aparência de todos os tipos, inclusive itens vivos e trajes. No seu inventário, os itens cosméticos deixam a guia de equipamentos para ganhar uma só para eles e se separam em várias categorias.
Além disso, para quem gosta de ostentar o Capacetuíter no zaap de Astrub, temos duas novas construções exclusivamente reservadas para as aparências. Nelas, haverá um cenário, cortinas e um provador para você organizar seus desfiles de moda.


Missões e sucessos
Com a modificação das cidades de Bonta e Brakmar, haverá novos sucessos para quem explorá-las. Os antigos sucessos serão desativados. Quem já tiver completado esses sucessos perderá os pontos recebidos, mas manterá as outras recompensas obtidas. Os contadores de pontos de sucesso serão atualizados, mas os sucessos aos quais estão vinculados não serão invalidados se já tiverem sido desbloqueados.
As missões das versões antigas continuarão presentes após a reformulação, menos a da biblioteca de cada cidade: "Cultura e criação" em Bonta e "A pena é mais forte que a espada... às vezes" em Brakmar. Revisamos os diálogos de Amayiro e Oto Mustam na íntegra para corrigir incoerências que foram surgido no decorrer das atualizações.
Por fim, para aproveitar melhor essas zonas e oferecer conteúdo por meio de uma narrativa, concebemos 3 novas missões para cada um dos dois esgotos. Também criamos um sucesso relacionado. Você vai conhecer a relação estreita da cidade com seu esgoto.
As caças ao tesouro
As caças ao tesouro serão desativadas nessas duas cidades. Como estão menores e não têm mais ligação direta nem vertical nem horizontal com o resto do continente, não é mais possível passar por elas durante uma caça.
Balanceamento de classes
Continuamos trabalhando no balanceamento das classes. Para esta atualização, 5 classes serão modificadas: Osamodas, Ladino, Cra, Sram e Sacrier.
Osamodas
Para o Osamodas, quisemos seguir com as modificações realizadas na última atualização, ou seja, revalorizar alguns feitiços que tinham dificuldade de rivalizar com a variante e simplificar o funcionamento de vários deles. Com essa simplificação, pudemos corrigir o funcionamento desses feitiços e eliminar comportamentos pouco intuitivos que alguns podiam ter.
Na verdade, ao longo das atualizações, a classe começou a acumular cada vez mais efeitos para regular o poder de seus feitiços (como Rondada por exemplo), a ponto de dificultar a utilização e diminuir o prazer do jogo. Assim, as modificações devem deixar a classe mais forte em alguns aspectos e mais fraca em outros, seja no PvP ou no PvM, mas também melhorar a experiência geral de jogo.
Ladino
Com as modificações propostas na atualização de setembro de 2021, as mecânicas principais do Ladino e todos os seus efeitos foram alterados em algum nível. Tendo em vista essas mudanças, alguns feitiços ou mecânicas continuavam com problemas e não correspondiam perfeitamente aos nossos objetivos para a atualização.
Em resposta a isso, vamos continuar nosso trabalho pesado com: modificação do combo e revalorização do bônus de início de turno, modificação dos danos das paredes, substituição das Bombas Latentes, modificação da retirada PA e PM, nova gestão dos bônus Kaboom e reorganização de diversos pares de feitiços. Também fizemos diversas melhoras e pioras nos feitiços que estavam precisando.
Cra
Para esta atualização, quisemos reduzir o poder da classe no PvP, que estava muito forte fazia um tempo. Especialmente da famigerada Flecha Tirânica, que aumentava muito os danos da classe e possibilitava combos com outras classes muito "gratuitos". Os Cras também têm uma capacidade de retirada de PA muito alta, ao mesmo tempo em zona e a longa distância. Isso fazia do Cra uma das melhores classes de retirada do meta — se não a melhor — sem ter que sacrificar danos, como vimos acima. A possibilidade de infligir danos inesquiváveis logo no primeiro turno graças à Baliza Tática também traz muitos problemas em todos os modos de jogo, mas sobretudo no 1v1. Para terminar, revisamos completamente o funcionamento de Represália, como você pode ver no changelog. O objetivo era reduzir o poder imediato do feitiço sem perder o aspecto altamente dissuasivo e melhorando o aspecto tático e de jogo coletivo.
Sram
Após o enfraquecimento da terrível composição 1 Enutrof + 1 Sram + 6 Cras no PvM feita em julho de 2021, a Bruma tinha recuperado a limitação de um intervalo de relançamento inicial. Como um dos principais problemas dessa composição era a Retirada do Enutrof, resolvemos voltar atrás no caso da Bruma para não punir o Sram à toa no PvM e no PvP. Quanto à Perfídia, ela sofreu uma ligeira piora no alcance para ficar mais difícil de colocar, visto que sua zona de efeito já é muito fácil de explorar.
Sacrier
Depois das últimas (muitas) modificações na classe, o Sacrier está em um estado satisfatório, exceto por um detalhe: Berserker, que continuar bom demais para encerrar um combate. Assim, o objetivo era aumentar ligeiramente seu custo em PA para que não seja mais totalmente gratuito e quebre alguns combos de feitiço em um mesmo turno. O bônus de danos também diminuiu um pouco. Entretanto, isso é compensado por um aumento no custo em PV, que está presente para aumentar o risco para o Sacrier. Assim, ele vai atacar melhor e encaixar melhor os danos, mas terá ainda menos vitalidade, ficando ainda mais fácil de eliminar, especialmente se conseguirem dissipar seus pontos de escudo.
Você pode conferir os detalhes do balanceamento no changelog da versão beta (em francês).