Quantcast
Channel: Devblog - DOFUS, o MMORPG estratégico.
Viewing all articles
Browse latest Browse all 110

Devblog: Nova fusão de servidores!

$
0
0
A fusão dos servidores que já passaram por uma fusão no passado. Uma quimera que durante muito tempo parecia ser inatingível, agora se tornou possível… Este artigo tem como objetivo apresentar todas as etapas realizadas até chegarmos à fusão dos servidores de outubro (spoiler: a palavra “servidor” vai ser muito usada nesse artigo).

Como funcionam as fusões de servidores no Dofus?

Para resumir, quando os servidores são fundidos, o personagem não é transferido do servidor antigo para o novo. Nós somente indicamos uma ligação entre os dois servidores. Por exemplo, quando os servidores monoconta foram fundidos com o Ilyzaelle, indicamos ao servidor que o servidor Dramak havia se transformado em servidor Ilyzaelle. Quando o jogador se conectava pela primeira vez no Ilyzaelle, o servidor entendia que o personagem estava no Dramak e que ele devia migrá-lo para o Ilyzaelle.

Qual era o problema?

O sistema que estava em vigor não permitia a criação de uma ligação a partir de outra ligação. Para retomar o exemplo do Ilyzaelle: se quiséssemos fusionar esse servidor, indicaríamos a ligação entre Ilyzaelle e o novo servidor. Entretanto, se um jogador cujos personagens ainda estivessem no Dramak (por ele não ter se conectado desde a fusão de Ilyzaelle em 2017), se conectasse após a segunda fusão, o servidor iria procurar o personagem dele no Ilyzaelle. Mas não iria encontrá-lo, pois o personagem ainda estaria no Dramak.

Como corrigir o problema?

As modificações técnicas foram divididas em duas partes:

  • A migração dos personagens: conforme explicamos acima, não é possível efetuar uma ligação a partir de outra ligação. Em vez de tornar isso possível, optamos por outra abordagem: forçar a migração de personagens. O objetivo era não ter que esperar o jogador se conectar para migrar o personagem do servidor antigo para o novo. Porém, migrar todos os dados dos personagens (seus inventários, equipamentos, características, sucessos, casas, cercados, banco, missões…) exige uma capacidade computacional importante. É uma tarefa que não pode ser realizada de uma vez só. Por isso, tivemos que encontrar uma maneira de forçar estas migrações utilizando apenas uma pequena parte da capacidade do servidor, permitindo que os jogadores continuassem jogando nos servidores. Para dar uma ideia de escala, para os servidores Echo, Rubilax, Atcham e Crocabulia, isso corresponde a uma migração de 11,8 milhões de personagens. Tais migrações foram realizadas nos meses de agosto e setembro. Para otimizar este processo, efetuamos uma segunda modificação técnica antes disso.
  • Exclusão de contas arquivadas: há uma série de contas arquivadas nos bancos de dados de contas (principalmente contas banidas devido ao uso de bots). O problema é que os dados dos personagens destas contas arquivadas não tinham necessariamente sido excluídos dos servidores do jogo. Esses servidores acabaram ficando com uma lista bem extensa de contas, sendo que uma parte delas é "inútil". Para não ter que migrar todas essas contas arquivadas, excluímos todos os dados associados. Concretamente falando, entre os servidores Eco, Rubilax, Atcham e Crocabulia, isso representou 8,78 milhões de contas excluídas.

Essas 2 medidas técnicas nos deixam com servidores que não estão mais ligados a servidores antigos e estão, portanto, prontos para serem fundidos.

Gostaríamos de esclarecer que todas essas explicações foram amplamente simplificadas com o intuito de facilitar a compreensão. Ao ler este artigo, é possível que a solução encontrada pareça simples e evidente, mas é preciso entender que as restrições técnicas envolvidas em um projeto de 18 anos são substanciais. Há um ano, isso ainda não teria sido possível, então gostaríamos de parabenizar a equipe de desenvolvedores de servidor pelo trabalho realizado.

De que forma isso será feito?

A fusão dos servidores acontecerá em 3 etapas: começaremos dia 11 de outubro com uma única fusão, dos servidores Eco, Crocabulia, Atcham e Rubilax. Esta fusão representará uma etapa importante, pois além de ser a primeira, é a fusão com o maior número de servidores (4 servidores fundidos), dentre os quais, o Eco que possui nada menos do que 10 ligações com antigos servidores.

Duas novas fusões estão previstas para 25 de outubro. Se tudo correr bem, faremos as 3 últimas fusões no dia 2 de novembro. Esse cronograma foi elaborado para poder antecipar quaisquer problemas para que não haja interferência na atualização de dezembro.

Por que fazer estas fusões?

Há várias razões que levaram a esta decisão:

  • As populações dos servidores são muito diferentes, o que causa desigualdade na economia e no acesso aos recursos, e nos impede de equilibrar estes aspectos.
  • É mais difícil e oneroso manter 16 servidores do que 7, e as manutenções semanais são mais demoradas.
  • Já há muito tempo, havia surgido a necessidade de fusionar alguns servidores menos frequentados (principalmente os internacionais), para facilitar os encontros e o jogo em grupo.
  • Durante muito tempo, as restrições técnicas mencionadas acima nos impediam de fazê-lo. Novas ideias, evoluções tecnológicas e os projetos técnicos intensivos lançados nos últimos anos tornaram isso possível. Era, portanto, a oportunidade ideal para realizar estas fusões.

Em termos de população, o objetivo era contar com servidores com aproximadamente a mesma quantidade de jogadores simultaneamente que o Ilyzaelle atualmente. Quanto ao Agrid, embora a economia seja relativamente diferente da dos outros servidores multicontas, decidiu-se que ele seria fundido com outro servidor, pois sua população ficaria inferior às dos outros servidores, e também para que não houvesse mais servidores com especificidades.

Após as fusões, haverá um total de 7 servidores (1 servidor monoconta, 1 servidor internacional, 4 servidores multicontas e 1 servidor épico). Assim, concluímos este artigo de apresentação da fusão dos servidores. Agradecemos muito aos corajosos que o leram inteiro. Esperamos ter conseguido transmitir todas as etapas que precederam estas fusões. Desejamos que estas fusões sejam sinônimo de novos encontros e oportunidades (não somente econômicas) para todos.
Bom jogo!


Viewing all articles
Browse latest Browse all 110